quarta-feira, 9 de maio de 2012

PAP - Pintura em MDF + Scrapbooking

Material:
Tinta acrílica (Decorfix – cor azul)
Pincel Condor nº 14 – Pelo Brasil
Lixa nº 220
Peça de mdf (caixa pequena com base e tampa)


1) Comece lixando toda a peça, por fora e, se conseguir, por dentro. Dessa maneira, será possível retirar algumas imperfeições, o aspecto áspero e algumas “rebarbas”.
Dependendo o tamanho da peça, corte a lixa em tamanhos menores para facilitar. Em seguida, tire o pó com um pano macio. 


2) Inicie a pintura, normalmente começo pela parte externa, mas pode ser pela parte interna também. Pinte sempre no mesmo sentido, por exemplo, em camadas da esquerda para a direita. Na minha caixinha de trufas passei uma camada de base acrílica branca (ACRILEX), lixei e depois passei outra camada. A base seca bem mais rápido que a tinta. Somente depois passei duas demãos da tinta lilás acrilex e finalizei com o verniz.



3) Coloque as peças para secar, normalmente deixo por volta de 1 hora. É possível acelerar com o secador, mas sempre deixo secar naturalmente.


4) Agora inicie a pintura da parte interna seguindo as mesmas instruções da parte externa. Coloque também para secar.


5) Após as partes estarem bem sequinhas, pode acontecer, dependendo do mdf, que a peça fique com uma aparência áspera, podendo levantar uns fiapinhos. Então, lixe novamente toda a peça, por fora e por dentro. Você vai perceber que vai “gastar” um pouco a pintura que já foi feita, mas não tem problema, quando for feita a segunda demão, essas imperfeições desaparecerão. Além disso, a peça ficará bem lisinha o que facilita a segunda demão.

Dica: em alguns casos, dependendo da tinta, é necessário realizar uma terceira demão para que a peça fique bem lisa e sem imperfeições.



6) Comece a segunda demão, seguindo os sentidos que foram feitos na primeira demão. Não esqueça de fazer uma parte de cada vez, sempre deixando secar. Normalmente, faço a parte interna e depois a parte externa.
Essa é a última etapa da pintura, quando as peças estiverem secas, estarão prontas para decorar!


7) A minha caixa de trufas (oficializando o convite aos padrinhos) eu decorei dessa forma: utilizei cetim lilás engomado, cetim branco para o forro interno, fita, flor feita de voal e miçangas (eu fiz), espuminha para a tampa e para o interior da caixa, essência de chocolate branco (para aromatizar), além do material básico (cola branca cascorez extra, base branca acrilex, rolinho de espuma, verniz acrilex com brilho). Também usei tesoura, linha, agulha, miçangas, voal, filó para embrulhar a caixa, trufas, o convite propriamente dito colado na tampa - na parte de dentro - renda para prender a tag.


Base branca acrílica (acrilex), rolinho de espuma, pincel, lixa, caixas MDF...


Cetim lilás engomado e passado no ferro...


Tinta P.V.A. lilás para artesanato (acrilex), tesoura, espuma, essência de chocolate branco para aromatizar a tampa (coloquei na espuminha colada na parte de cima da tampa com cola branca acrilez extra)...


Flor de voal (com as bordas queimadas na vela) com detalhes de miçanga no centro (costuradas)...


Caixa pronta e envernizada com verniz acrilex brilho (somente a parte de baixo), com o detalhe da fita, e fundo com espuma coberta com cetim branco...



Renda para prender a tag com os nomes dos padrinhos, filó para embrulhar...


Trufas (9 sabores diferentes) e convite na tampa oficializando o pedido para serem nossos padrinhos de casamento...

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!!!

Ah, esse passo a passo me ajudou bastante, mas utilizei outro que explicava como forrar com tecido e também incrementei com minhas idéias...afinal, quando colocamos as mãos na massa descobrimos outras formas de fazer a mesma caixinha.

Você pode variar as cores da pintura, utilizar uma cor por dentro e outra por fora e depois decorar da maneira que quiser!

As tintas, pincéis e demais materiais costumo comprar nos Irmãos Haluli, no centro da cidade de Recife/PE.

Resultados de novas experiências
- Atualmente tenho utilizado o secador para acelerar a secagem da pintura, principalmente quando preciso terminar rápido uma peça, e funciona muito bem!
- Para utilizar a cor branca não tem jeito, é preciso várias camadas de pintura para ficar bom, três, quatro ou até cinco demãos.
- O objetivo desse pap é mostrar a pintura básica em mdf, depois é possível utilizar qualquer outra técnica sobre a peça: decoupage, scrapbooking, mosaico, pintura country, etc...
- O verniz pode ser utilizado normalmente, fosco ou brilhante. Já utilizei após a pintura e também sobre o papel de scrap e deu certo!

Créditos: aqui

Um comentário: