quarta-feira, 9 de maio de 2012

Passo a Passo Forminhas em Tecido


Segue o passo a passo, espero que ajude.

FORMINHAS EM TECIDO - MODELO I




 

Material necessário
- Tecido Organza de cortina (conhecido como voal), tem em lojas de tecido
- Tecido/Tela Escócia (ou tela borboleta), encontrei na Arcol em Recife/PE
- Molde de flor de 12 x 12 centímetros
- Alfinetes
- Cola quente
- Tubos de PVC cortados com 6 centímetros de altura em duas espessuras: 4 e 3 cm de diâmetro
- Tesoura

Modo de fazer
- Queimar as pontas da pétala para formar os “enroladinhos”, aproximando as bordas do tecido na lamparina.
- Depois de queimar todas as pétalas, abrir bem as pétalas e queimar levemente entre elas, para que o tecido não desfie.
- Recorte um quadradinho de escócia (ou tela borboleta) e formar o fundo da forminha, passando através dos canos de PVC. Colar as dobrinhas e cortar as sobras. Vai ficar parecendo uma tampinha.
- Colar uma pétala por baixo da tampinha com cola quente, depois as laterais e fixe com os tubos segurando as pétalas para não descer. Depois de colar retire o tubo menos e mantenha a forminha dentro do tubo maior.
- A parte cole duas pétalas intercaladas, coloque-as centralizadas sobre o tubo menor, segurando as pétalas com os dedos passe um pouco de cola no fundo e nas laterais e encaixe dentro da forminha que está dentro do tubo maior. Segure até que a cole seque totalmente.

Dicas

- A forminha valoriza muito a decoração, é ela a responsável pelo volume e movimento na mesa, com variações de cores e texturas.
- Não se esqueça que a mesa de doces é sempre muito aguardada e apreciada. Não deixe de valorizá-la e lembre-se que nem todos os docinhos da festa precisam estar na mesa. Algumas bandejas de docinhos podem ser servidas, sem a necessidade das forminhas elaboradas.
- A quantidade de forminhas vai depender do que se espera da decoração. Por isso, converse com o decorador, veja qual o espaço destinado para os doces e como eles serão colocados, se em bandejas rasas, peças fundas ou diretamente sobre a mesa. Mas lembre-se que existem forminhas de maior e menor volume.

Molde que fiz, mas dá certinho




Sugestões: comprei na loja Irmãos Haluli (centro de Recife/PE) um centralizador de forminhas. Ficou mais fácil de fazer as forminhas, pois os tubinhos de PVC ficam muito sujos de cola quente...tem que ficar limpando direto e nem sempre sai tudo.

Enfim, quem puder comprar vale à pena, pois será essencial para fazer outros modelos de forminhas.
Abaixo segue a foto e o tamanho do centralizador que usei. Garanto que fica bem melhor e com cara de profissional o trabalho.


O centralizador que comprei é nº 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário